quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cine Rapadura Apresenta...


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Festa e tradição: Tamanduá inaugura sede de Ponto de Leitura
Kiki Givigi

Entre paredes com estandartes coloridos,  fotos de mutirão para a construção, ornamentos e objetos da artista e Secretária de Cultura Dila Lomanto, desenhos de artistas da comunidade, livros, mesa farta e muitos convidados e pessoas da comunidade foi inaugurado o Ponto de Leitura do Tamanduá e região neste domingo, 23, às 9h30 da manhã.

Representantes da Casa do Duca integraram as mais de cem pessoas que prestigiaram  a festa de inauguração da sede do ponto de Leitura e também da Associação de Pequenos Produtores de Tamanduá,  construída por meio de trabalho coletivo de voluntários, cujas obras foram iniciadas em  abril deste ano. O presidente da Associação,  Cosme da Silveira, ressaltou o resultado como esforço de grande parte da comunidade que, segundo ele, “deixou suas famílias em domingos, dias santos e feriados para carregar pedra, tijolo e construir a sede” afirma.

O ponto é resultado da vitória de um edital de 2010, da Secretaria de Cultura da Bahia, totalizando um recurso de R$ 20.000,00  e faz parte da política de descentralização de recursos e incentivo à cultura nos territórios de identidade.  Além de material para a sede, livros, móveis – cadeiras, mesas, estantes-  computador, geladeira, dentre outros,  foram comprados com esses recursos. 

Um total de 30 pessoas faz uso desse espaço, aos domingos para as Rodas de Leitura, para ensaios de grupos culturais e discussão de temas como sustentabilidade, educação e outros. Também estudantes podem ir realizar suas pesquisas de escola no local. “Nosso objetivo é disputar outro edital para continuarmos nosso trabalho na comunidade e comprarmos ainda mais livros” diz Eliene Macedo Silva, Coordenadora do Ponto de Leitura e estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Ela destaca a importância da leitura para a comunidade onde ela também reside citando um morador  da região , “a leitura é fundamental para qualquer pessoa , a vida é transformada” emociona-se Silva.
Poesia e cultura e prática religiosa

O catolicismo tradicional e as práticas do catolicismo popular também compuseram a festa. A missa realizada mostrou a importância da comunidade e a opção pelos pobres e ‘humilhados’, bem como do trabalho coletivo e da qualificação das pessoas da comunidade para lidar com os projetos sociais e verbas públicas. 

Contudo, a emoção maior ficou por conta da expressão poética das crianças que frequentam o Ponto de Leitura com a recitação de poema e cantoria, enfatizando a construção da paz por meio da comunidade. A criança Amanda Leal Fernandes, 8, uma das participantes do Ponto,  diz gostar muito das poesias – “sinto-me bem falando de paz e vindo aqui nas reuniões”  fala a menina, “porque aqui tem várias pessoas reunidas” continua ela.

A aliança entre cultura e leitura é feita pela valorização das pessoas da comunidade.  Segundo Jaylson Teixeira, da gestão da Casa do Duca, o ponto de leitura valoriza as pessoas em sua própria cultura. Ele diz - “a comunidade  se forma e mantém suas tradições, destaca o antigo e incentiva os novos, ou seja, um olho no passado e outro no futuro” explica ele.

Esteve presente para prestigiar o evento o prefeito Valmir Sampaio que destacou a importância da liderança da Associação de Pequenos Produtores do Tamanduá e colocou o poder público municipal à disposição para  atender as propostas coletivas.  Além dele e da vice prefeita Karina Silva, representantes do Poder Legislativo, do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Amargosa, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Cooperativa de Agricultores Familiares do Vale do Jiquiriçá (COAMA),de Associações Comunitárias, trabalhadores rurais da região , dentre outros, participaram das comemorações.

Depois de um almoço em comunidade, aconteceriam apresentações de samba de roda, dança e poesia durante toda a tarde em um palco armado frente à sede nova. A culinária e produtos locais foram produzidos e levados ao local para venda e  arrecadação de recursos para a Associação.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Sexta-feira, dia 21, às 18:30 no Centro de Artes de Amargosa - CAsA do DUCA, teremos o show da série Sexta da Boa Música com o cantor Márcio Almeida. 
Apareça!


terça-feira, 18 de outubro de 2011

CAsA do DUCA informa

NASCTEM - SCRIPTS

A CAsA do DUCA informa que foi adiado o início da Oficina de Argumentação com o professor Ricardo Henrique Andrade para o próximo dia 26 de outubro, quarta-feira, com duas opções de horário: Turma 1: de 10 às 12 horas e Turma 2: de 16 às 18 horas. As inscrições também foram prorrogadas até o dia 24/10 ou até completar o número de vagas



 

Aulas de Violão



AULAS DE VIOLÃO

Iniciam nesta

quatra, 19/10/2011, às 19:00h.

Professor José Rotondano.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Horário de Verão

Acerte seu relógio pela CAsA do DUCA.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SEXTA DA BOA MÚSICA! NÃO FIQUE FORA DESSA!

Sexta-feira, dia 14, às 18:30 no Centro de Artes de Amargosa - CAsA do DUCA/CFP/UFRB, Rua Moreira Coelho, 48 teremos o primeiro show da série Sexta da Boa Música com as cantoras Marisol e Cris Couto. Apareça!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CAPOEIRA COMEÇA HOJE!


Hoje 10/10/2011, começam as aulas de

CAPOEIRA na CAsA do DUCA

com o professor Gil

Saia do sedentarismo aparecendo por aqui, hoje.


Segundas e Terças
às 18:30h


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

AULAS DE VIOLÃO


Aulas de violão
na
CAsA do DUCA.

A partir de 19/10/2011, às 19h.

Apareça com o seu instrumento.


ATENÇÃO: Adiamos o início por conta do feriado do dia 12/10/2011.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"A partir de zero hora do dia 07/10 abrimos as inscrições da primeira Oficina de Argumentação"




Os interessados em participar da "Ofinina de Argumentação: usuos e abusos da retórica" deverão ler atentamente o projeto em anexo e confirmando seu interesse devem preencher a ficha de inscrição (ver supra neste site) e aguardar a confirmação que receberão por email.
Lembrem-se que são apenas 20 vagas.
Atenciosamente,

Ricardo Henrique Andrade
Proponente da Oficina

Exposição "O seu retrato..." com o artista Claúdio Cunha


Para iniciar a semana com atividades, o Centro de Artes de Amargosa: Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade (Casa Do Duca), realizará  a partir de segunda-feira, dia 10 de Outubro, uma exposição "O seu retrato..." com desenhos e pinturas faciais e caricaturas, com o artista Cláudio Cunha. Venham conferir as obras e aproveitar para fazer seu retrato artístico.
                                   
                             Horário de visitação: 08:00 ás 12:00 horas. 

Oficina de argumentação: usos e abusos da retórica

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tamo de volta! Agora é pra valer!




Com a Reinauguração no dia 23 de Setembro o Centro de Artes de Amargosa: Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade (Casa Do Duca) reabre suas portas com todo vapor, funcionando, a partir do próximo dia 10 de outubro,  todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 22:00 horas com atividades para todos os gostos e todas as idades!s São oficinas, cursos, ensaios, produção de artesanatos, grupos de capoeira, teatro, exposições e reuniões de grupos de pesquisa e extensão do CFP, como o Núcleo Capitu, o GAMAR e  o GEPEFE. A partir do dia 14/10 teremos todas as semanas um happy hour cultural: Sexta da boa música! Venham conferir e participar da nossa programação. Fiquem atentos, em breve divulgaremos a programação com dias e os horários para que você não deixem de participar. Fique atento ao nosso site. 
Estamos de volta! Agora é pra valer!

CAPOEIRA PARA INICIANTES



Dia 10/10/2011, às 18:30h começaremos a uma turma de capoeira de iniciantes, às segundas e terças, na CAsA do DUCA.

Se você está sedentário, apareça lá e encontre o seu rítmo na capoeira.
É só aparecer.

Aguardamos você aqui na CAsA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...