quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Tartaruga que Dança!



Grupo Cultural Tartaruga que Dança- Hip-Hop também é Cultura 






O grupo Tartaruga que Dança organizado há sete anos atrás é formado por jovens carentes da Zona Rural do município de Milagres que encontraram no HIP HOP, estilo tipicamente urbano, uma saída para um mundo melhor. A dança é uma forma de possibilitar a estes jovens um novo estilo de vida, resgatando-os do mundo das drogas e da violência para a cultura.

A iniciativa de criação foi da professora Jussara Salomão da Silva que estava desempregada na época e resolveu dar aula de dança, o grupo cresce a cada dia e hoje é composto por mais de 20 crianças e adolescentes. A responsável pelo projeto e também coreógrafa é a própria Jussara.

Segundo a professora, “o grupo se organiza com muita dificuldade e só se encontram para ensaios uma vez por semana os quais ocorrem aos finais de semana por não possuírem espaço e utilizam as escolas do município” enfatiza ela. “Apesar de não ter ajuda com recursos financeiros, o grupo procura arrecadar dinheiro promovendo eventos que não possui na cidade como: cinema, circo, etc, o grupo é composto por pessoas de várias idades e muitas classes sociais, podendo abranger a partir dos 3 anos até a 3ª idade. Já se apresentou em várias cidades vizinhas, dentre elas: Amargosa, Santa Inês e Ilhéus” continua ela.

A perspectiva para 2012 é de buscar mais jovens e crianças para fazer parte do grupo, pois os alunos do grupo jovem pretendem ir embora da cidade em busca de trabalhos e estudos já que a cidade não os proporciona. Segundo Jussara “a maior preocupação é o grupo acabar”.

3 comentários:

  1. Eu me chamo Léo e já fiz parte desse grupo, fui forçado a deixa-lo devido à "minha família", pois são pessoas de mente fechada.
    Queria muito poder continuar dançando e participando, mais hoje, moro em salvador,estou trabalhando para que em um futuro próximo eu venha a ter dias melhores, desejo tudo de bom para meu eternos colegas e amigos.

    ResponderExcluir
  2. Cultura simplesmente genuína, sem pretensões financeira. Resumiria, amor pela arte, amor pelo próximo , mais nessa comunidade preconceituosa e arcaica, vai esperar o que desses "seres pensantes".
    Professora Jusara, desejo que um dia seu trabalho tenha o valor real dessa batalha que abracaste sem aramamento algum.Você dispunha de um dos maiores sentimentos a solidariedade.
    Vitórias pela sua caminhada.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...