terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Tartaruga que Luta!



“Tartaruga que Luta”



Preconceito contra dança pode parecer notícia de um jornal velho, mas os adolecentes do grupo Tartaruga que Dança garantem que é muito atual. Este grupo de crianças e adolecentes, da localidade de Tartaruga, município de Milagres, contam das dificuldades e lutas para manter este projeto. A intolerância pelo diferente é uma dessas lutas no desenvolvimento cultural e pessoal proposto pelo grupo. Os meninos e meninas do grupo, fundado com muito esforço, pela professora Jussara Salomão da Silva, superam constantemente o preconceito de alguns dos moradores da região, que impedem seus filhos de participar do projeto. Os meninos, por sua vez, sofrem com a homofobia ainda que não sejam homosexuais.
Outro desafio é a falta de apoio financeiro da comunidade ou poder público local. O velho 3 em 1 com toca-fitas, que embala as aulas, foi doado pela própria  professora Jussara. O primeiro investimento recebido foi conseguido por edital, que financiou as roupas do grupo.
Com todas estas dificuldades, os meninos falam de
mudanças radicais no seu modo de vida, longe da criminalidade, alcools e outras drogas, problemas estes vividos bem de perto. É comum ouvir dos meninos “Eu não queria nada com a escola. Ia só pra bagunçar, agora estou estudando e tenho planos pra continuar”.
Além disso a dança aparece como uma oportunidade de carreira para eles e uma opção de entreterimento num lugar com tão poucos opções. Toda as viagens que fiz foi por causa desse trabalho da professora Jussara”, afirma Ramon Saloão. “Graças ao nosso trabalho chegamos a fazer uma oficina em uma faculdade de dança em Salvador” , afirma com orgulho a professora Jussara.
Por tudo isso, o grupo “Tartaruga que Dança”, poderia ser chamado de“Tartaruga que Luta”.


July Roberta


Um comentário:

  1. Oi, eu me chamo Léo e fui praticamente obrigado à deixar o Grupo Tartaruga que Dança, devido uma radical decisão de "minha família", hoje, me arrependo muito de não ter enfrentado essa atitude irracional "deles", a justificativa na época era que a dança poderia me atrapalhar em meus estudos e não iria me dar um futuro concreto, quero deixar um recadinho pra "eles".
    Eu deixei minha cidade natal foi para estudar e o campeão mundial de dança (b=boy) é um Brasileiro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...